Objetos Vintage, adoro.


Olá! Tudo certinho por aí? Que frio hein gente? Pareço um picolé!

 Bom eu adoro tudo que é vintage, antigo e velho! Sou da cidade de Itu - SP famosa por seus antiquários, igrejas antigas e tradições.
Aqui em casa somos os opostos, Ale adora tecnologia e tudo que é inovador e contemporâneo,  já que usa muito tecnologia no trabalho. Eu adoro uma velharia em casa e sou amante de senos, sou colecionadora da revista de artigos Seleções Reader's Digest , adoro um sebo e um brechó de objetos antigos ou velhos. Lógico que ele detesta torce o nariz e revira os olhos.
Ainda mais que amo os anos 20! Filme em preto branco, Paris antiga etc.

Essa minha máquina de escrever  portátil é a minha relíquia, ganhei de minha mãe aos 15 anos depois que meu pai faleceu, sempre escrevi muito, e foi nela que fiz muitos trabalhos para a escola e até ganhava um $ nas horas vagas. Está nova como antes, funciona e eu a uso de vez em quando. Lembro que até chorei quando a ganhei. Olha hoje.


Esse telefone ganhei de uma grande amiga  pessoal a Eva Mooer do Blog http://botecodocafe.blogspot.com.br/  ela me deu um tempão quando eu morava ainda no litoral baiano, comprou em um brechó. Adoro ele, funciona pra desespero de Ale, que mexeu nele, está intacto e tem embaixo até a ordem e quando foi vendido. O trimmm dele é escutado longe, bom despertador não há.


Quem me conhece pessoalmente e faz parte do convívio íntimo aqui de casa, sabe que coleciono há anos coleções da Seleções Reader's Digest uma revista muito famosa de crônicas do mundo todo. Tenho edições da década de 40. Tenho ciúmes e quase não mostro a ninguém só outros colecionadores, adoro ver as propagandas de cada época, e os assuntos discutidos nesse período. Devo dizer que Ale detesta essa minha coleção rs. 


Adoro livros e ainda mais quando tem aspecto amarelado,que foi lido e relido. Esse volume é especial tem crônicas da década de 70 de Clarice Lispector, comprei de um sebo organizado pela Luci Cardinelli.


Opa! Vamos chacoalhar a " cachola" vi no site o http://www.ibahia.com/o seguinte:

"Vintage é tudo o que é antigo de fato e continua fazendo sucesso. Por exemplo, aquele vestido comprado no brechó, que foi do tempo de sua avó, mas que você pode usar até hoje. Ou até mesmo um telefone da década de 1970, com um disco no lugar das teclas, que pode se misturar com seus móveis atuais. Em resumo, é uma peça antiga, produzida em uma outra época, que está em ótimo estado de conservação e pode perfeitamente ser usada com muito estilo.

Já o retrô é apenas uma referência. São peças, objetos ou tendências atuais, inspirados em antigos, sem necessariamente ter 'cara de vovó'. Muitas vezes estão até mesclados com tendências atuais e podem ser chamados de 'fashion retrô' ou 'new old' (novo velho). Para resumir: o vintage é algo velho com cara de novo e o retrô é algo novo com cara de velho."


Eu acho que velho é algo que não tem cem anos ainda portanto não é antiguidade, mas o conceito de velho tem tantas conotações né mesmo? E na casa da gente tem sempre algo velho que traz uma lembrança, um aconchego. 

E você? Qual sua opinião? Tem algo velho que gosta em casa?

Boa Semana! Beijo.

9 comentários:

  1. Oi Ju:
    Também aprecio velharias, rsrsrsrs.
    E embora meu marido trabalhe com tecnologia, ele até que curte algumas coisas antigas.
    Bjs.:
    Sil
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sou muiiiito chegada a velharias, não, mas tenho algumas, a começar por mim,rts Adorei as tuas! bjs,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,

    Tudo que é velho tem sua beleza, mesmo que gasto pelo tempo!
    Eu fiz aula de datilografia kkkk.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju.
    Amei seu post.
    Somo parecidas em muitas coisa.
    Tenho várias coisas antigas, além de mim mesma.(risos).
    Providenciarei umas fotos das coisas que tenho e postarei.
    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju, bacana ter te encontrado por aqui e mais feliz fiquei de saber que vc coleciona a Seleções! Eu sou fã ardorosa até hoje e quando vejo uma antiga, morro de cobiça. Lia demais os livros que ela publicava, Ah! Tempo bom de colégio, de pureza e ingenuidade. Vc continua assinando? Como anda essa revista? Sua postagem está muito rica. Ale é seu marido? Nos veremos mais, então? Um abraço carinhoso! Também participo da BC Fotos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, sempre segui você e agora vi que não estava na lista de seguidores.
    Entrei de novo.
    Adorava ler Seleções antigas, porque as de hoje em dia não passam nem perto.
    Sabe, não gosto de coisa antiga (só aprecio mas não tenho em casa).
    Só lembrancinhas de infância ..........
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Que legal... eu tinha uma máquina parecida, que antes, já tinha sido do meu pai. Achava o máximo ter uma portátil... e não sei que fim levou... Pode?f oi nela que fiz todos meus trabalhos de faculdade. O TCC já fiz numa elétrica, a grande modernidade, lá no ano 86...!! Assim, como a máquina, outras coisas levaram um fim q não sei qual foi. Hoje queria tudo de volta, kkkkk. A única coisa que tenho, e guardo, é um "toca-discos portátil", que ganhei em 77. Já é relíquia também!!!! Abs.

    ResponderExcluir
  8. adoro vc !!! e adorei suas ''velharias'' ... tb tenho máquina antiga porém mais ''mudérna'' que essa sua ... azul ... que eu tanto namorava (minha tia tem uma e eu já coloquei meu nome nela pra qdo virar herança) ...
    e essa coleção de 'Seleções'???? eu adoro tb ... qdo tinha uns 10 anos lembro que li uma história linda de uma menina que doava as córneas ... chorei até dizer chega e, quando tive idade o suficiente me tornei doadora de órgãos, tudo por conta da história ''Os Olhos de Janis Babson'' ... jamais esqueci (me chama pra ir na sua casa e procurar a edição que publicou a história??? deve ter sido lá pra 1978 ...1980) ...
    no mais ... adoro vc!!! e ponto final ... digo ... e reticências ... risos risos ... bjo bjo bjo

    ResponderExcluir
  9. Ju...ser vintage é uma benção.......gostamos do que foi bom, e conservamos para o futuro......tenho um relógio de 63 anos atrás, uma saladeira de de quase 70 anos.......claro em se pensando que eu tenho 60, fica tudo normal, mas para esse pessoal de 30, parece que foi nos anos jurássicos.......rsrsrsrs.....legal tua postagem....me lembrei do telefone e a manobra que fiz para conseguir ele.....foi divertido....que bom que ainda esta com ele....beijokas

    ResponderExcluir

Olá! Tudo bem?
Obrigada pela sua visita e comentário! Fico muito contente!
Gostou do post? Espalhe por ai!