Dieta Emocional - Detox necessária!


Sempre cuidamos dos cabelos, dos adereços, escolhemos os melhores produtos, alisa aqui, estica ali, mas o que sustenta os cabelos, a  cabeça, será que nos preocupamos com o melhor para ela também? nem sempre, é fato.

Segunda feira é o dia típico de recomeço ou começos das dietas, detox, mas deveria ser também antes de tudo se for para reeducar a alimentação, nos reeducar o nosso emocional, afinal é de dentro para fora que mudamos.

Eu estou fazendo Detox Emocional faz um tempinho, me livrando de comportamentos tóxicos, pessoas, situações. Separei por categorias os assuntos e situações, o que não quero mais investir, o que quero retomar, modificar, e por fim o que eu quero simplesmente retirar de circulação em minha vida em todos os setores. Garanto que tem me feito muito bem e sem culpa alguma. Nenhuma. Nada de tóxico a me sufocar. Não aceito mais tudo o que me oferecem, somente o que me fará bem, e que não me intoxica. Mudo de assunto, de canal, de vizinhança, de trajeto, faço o que for para não consumir alimento perecível para meu emocional

Retomei amizades pessoais, fiz novas, tenho novos interesses que eu nem imaginava que gostava (quero aprender a costurar) emagreci, e estou emagrecendo (uhuuu!) uso o tempo a meu favor, e meu emocional está ficando forte e protegido, mas é todo dia que tento deixar assim, não estou imune ao mundo, tenho minhas recaídas sim! E são frequentes, por isso a manutenção diária. Sou humana gente!
Porém eu escolho o que quero 'consumir", alimentar meu emocional. E meu emocional está de dieta e se desintoxicando, por isso tudo está otimizado ou se otimizando.
Não passo mais muito tempo nas redes sociais, equilibrei para poder dar atenção para lacunas na vida real e foi a melhor coisa que fiz, agora voltei aos meus livros, meus filmes, caminhadas na orla a noite com marido, saídas nos fins de semana, fazer artes, passear.
Descobri que gosto de ligar para as pessoas, eu tinha e tenho ainda aversão a telefonemas, mas estou mudando e estendendo e ampliando amizades virtuais que prezo por esse meio.

Nessa Detox Emocional que me propus a fazer, cortei alguns círculos viciosos, aqueles que por acomodação não fazemos, não tomamos atitude, apenas pensamos na idéia da execução mas não levamos adiante. Por fim eu fiz, comecei aparando, cortando, podando, me faz bem? opa beleza! Não me faz? Sinto muito não posso consumir. Estou de dieta.

 Saio ou participo de alguns eventos se sinto vontade, se não fico em casa no meu conforto, circular em locais apenas para dar uma 'aparecida social', não é comigo, muito menos aguentar pessoas incovinientes que eu eventualmente suportava pela educação, pela profissão, e pelo marido. Isso só me fazia mal, super me intoxicava.

Elegantemente me afasto, declino dos convites. Ótima forma de se dar um "recado" polidamente que não estou mais me alimentando da convivência tóxica de alguns círculos. Me aproximei de outros saudáveis.

Outro dia recebi um telefonema de uma pessoa que era super tóxica na minha vida pessoal e profissional, queria saber o porque de meu distanciamento, conversei, e de forma firme mostrei minha postura, claro que a pessoa não entendeu mas nunca me senti tão em paz e leve, porque ela vai ofertar para outras pessoas essa toxidade, não para mim.Cortei.

Estou aprendendo a separar muito bem o que é profissional, do pessoal, do real, do virtual. Não faço mais shakes perigosos com essas misturas, que com certeza me davam grande dor de cabeça. Gosta de minha pessoa? Ótimo! Não gosta? Direito  livre de não gostar, porém opção minha não manter vínculo.Quero me alimentar de tudo o que é bom que somente convivências saudáveis e amigas me proporcionam.

Adoro blogar, mas o faço de acordo com minha disponibilidade agora, estou em falta com muitos e-mails e visitas de blogs de amigos queridos e pretendo ir fazendo aos poucos, sem pressão ou culpa. 
Tenho vários em falta, que quero estreitar amizade, e outros queridos que sinto falta. É bom dar uma parada, uma respirada.

Antes de cuidar do corpo, da aparência é extremamente necessário fazer uma vistoria, manutenção em como está nosso emocional, o que nos polui, o que nos stressa, nos faz mal? Vale a pena? Sair do comodismo da segurança da situação e fazer algo de bom para nós, nos desintoxicar! Seja em que área for, só temos a ganhar com isso, é como limpar um guarda roupas, depois de limpo, separado o que não se usa mais ou não se quer mais, sobra espaço para coisas novas, e até se redescobre coisas  importantes que deixamos esquecidas ali no cantinho sem visão.

O primeiro passo é sempre o mais difícil, porém é necessário coragem, determinação diária para não cair no comodismo de situações que intoxicam nossas vidas! Cada dia de uma vez! Espero ter ajudado de alguma fora com meu depoimento, o blog é o espaço meu pessoal onde faço minhas detox, e é extremamente benéfico para minha vida.

14 comentários:

  1. Adorei! Muito bom mesmo fazer isso, nos deixa mais leve.
    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Não Gente, mereço imprimir este texto e colocar em,local visivel para mim!
    Aplausos pelas palavras.( realmente senti sua falta estes dias) MAs estas fazendo o correto. Falei em imprimir porquepreciso desintoxicar também, me sinto aguniada com uma coisa naminha vida e que por enquanto não posso fazer nada...mas falta pouco tempo...estou no ancioso aguardo para isso acontecer.
    Ju vc esta certíssima precisamos dessa dieta, sou péssima em dizer um não, aos poucos estou aprendendo e também ainda tenho aversão ao telefone.
    Semelhante a vc meu proximo desejo é uma janominha para fazer artes em casa e quebrar todos os galhos aqui em casa...
    Tá bom, eu vou te contar, a escola particular esta me sufocando e estou decidida a sair de lá fim de ano. sei que as finanças ficarão super apertadas pq só ficarei em uma, mas é meu bem estar que está em jogo! Eu acordo mal humorada para ir até lá...o clima é péssimo...agora a outra é mais tranquila...o ambinete é outro...
    enfim estou poderando também meus horarios de blogar, de tuitar revendo muitas coisas.

    Adoooro vir aqui ler estes textos de coração, dá um baque de vezem quando, parece que vc ta me dizendo: ACORDA MENINA!

    beijos e boa semana pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Desintoxicar a alma é necessário sempre Ju! Se não a gente fica com o estômago lotado de sapos peludos e indigestos...hahahahaha Mas tem um problema: não é todo mundo que aceita essa nossa parada tão benéfica. Não se pode ganhar sempre não é? Então que ganhe a nossa pele que fica mais bonita com detox assim! hahahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ju,

    Que legal esse texto, me sinto assim também, minha detox começou há 3 anos e desde então tenho mudado o rumo da minha vida, vivendo melhor. Hoje mesmo uma pessoa me perguntou porque não estava presente num evento domingo a noite e respondi sem culpa, não fui porque não me interessava, a pessoa me olhou e disse que eu tinha que estar, que fui citada várias vezes e coisas do tipo e eu na maior calma disse que tinha coisas mais importantes para fazer. Em outra época teria ido e me estressado, mas agora quero o melhor para mim.
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  5. Ju minha amiga linda, sabes o quanto estou amando te ver melhor, mais leve, mais tranquila, focada nas coisas boas da vida.
    Sabes que sinto tua falta também, mas moras no meu coração e por isso sei que sempre estaremos juntas.
    Continue amiga, sei o quanto tudo isto está te fazendo bem.
    Quero agradecer teu comentário na Elaine Gaspareto, tu me emocionou viu, e quero que saibas que és meu tesouro também.
    Um beijo minha linda amiga

    ResponderExcluir
  6. Jú,

    Entendo bem sua nova fase...eu estou assim, tenho passado menos tempo na net e me dedicando a outras coisas, amizades vampiro, foram cortadas, minha vida esta mais tranquila..o blog tem ficado para segundo plano, mas acho que essas paradas são necessárias...

    Saudades de ti...

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Ju, chega uma hora que precisamos ter atitudes assim mesmo... eu ando precisando me desvirtualizar um pouco! Sei que PRECISO, mas preciso conhecer uma clínica para dependentes da internet... rs Brincadeiras à parte, sei que tudo depende da gente! Há poucos dias tbm tomei umas atitudes de Detox Emocional e estou me sentindo melhor! Mas ainda preciso ter outras atitudes desse nível tbm...
    Beijo grandão!

    ResponderExcluir
  8. Amei o post.

    Estamos na mesma sintonia, me identifiquei. A gente sente falta de algumas pessoas, mas precisamos cortá-las porque o clima fica mais leve.

    Beijooo

    ResponderExcluir
  9. q otimo texto!! adorei, mt bom!!
    dá uma sacodida na gente, rsrs...
    sabe q estou sentindo q agora com meu blog (ele é recente) estou entrando numa outra fase? mt mais eu, fazendo o q eu realmente gosto, trocando experiencias, simplismente pq me faz bem!!
    bj bj

    ResponderExcluir
  10. Belo texto, como sempre!

    Tenho pensado muito nisso, principalmente nos últimos dias em que fiquei bastante isolada e repensando minha vida.

    Hora de fazer um detox emocional.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!

    Por que será que acabamos nos afastando tanto de coisas que nos dão prazer, né? Eu admito que ando deixando o cansaço tomar conta de mim, e o comodismo também. Morro de preguiça do trânsito e se tenho que enfrentá-lo sozinha prefiro ficar em casa.

    Internet ainda anda me tomando mais tempo do que eu gostaria, mas sem tanta obrigação e neura.

    Saudades, mas se cuida, mesmo que tenha que ficar mais longe.

    Beijos.

    Clau

    ResponderExcluir
  12. Eu sei bem do q vc diz nesse post. Já tive uma overdose radical de coisas e pessoas que me intoxicavam e depois dela dei uma guinada na minha nova postura de vida e olha , deu super certo !!!

    Hoje só faço o que eu quero e gosto.Mas apanhei prá aprender.hehehe

    Sinto saudades de tu,amora.


    Bom findi

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  13. Me identifiquei muito com vc, lendo este post me vez acordar pra certas coisas em minha vida, pequenos detalhes que no final fazem grande diferença.
    bjus
    Flor

    ResponderExcluir

Olá! Tudo bem?
Obrigada pela sua visita e comentário! Fico muito contente!
Gostou do post? Espalhe por ai!