Eu li o livro Água Para Elefantes



RESUMO DO LIVRO

"Água para elefantes se transformou num fenômeno do boca-a-boca."

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Fonte: Divulgação

MINHA OPINIÃO

Ganhei o exemplar do Água para Elefantes do marido, queria um tempo ler já.

A trama é narrada do ponto de vista de Jacob já aos 90 anos e internado em uma casa de repouso, onde relembra sua juventude na década de 30.
Na verdade eu o li em dois dias!
 Passei duas madrugadas lendo, lendo sem parar, levei pro trabalho e no intervalo das aulas lia. Gostei da história toda ambientada em um circo e décadas depois em uma casa de repouso, aviso que a história toda não é adocicada, porém instinga a querer saber mais e mais do que vai desenrolando.

Eu gosto de imaginar os personagens e em todos os livros que leio, me relaciono como eles e quando acaba a leitura me sinto orfã, como se meus "amiguinhos' tivessem ido embora para sempre.

Eu gostei do livro, das situações todas, e de certa forma alerta de como os animais de circo deveriam sofrer naquelas épocas, no livro ganha destaque a Elefanta Rosie, impossível não gostar dela, vi ela no Fantástico e fiquei apaixonada por ela assim como o repórter.
Na cenas de surras que a pobre elefanta sofria no livro eu ficava mal com vontade de pegar o personagem do domador e apresentador. E sabemos que isso existia e ainda existe mau trato de animais em circo.
No meio disso tudo acontece  o romance do Jacob com a Marlena esposa do apresentador,um grande conflito começa a acontecer e irá atingir a todos inevitavelmente.
Provavelmente eu não irei assistir o filme, fiz isso quando li o Caçador de Pipas, me recusei a ver o filme, quis guardar a essência do livro, e os personagens de acordo como eu os via através do livro, e no filme eu sei que o Água para Elefantes será diferente, a começar pelo Robert Pattison que interpreta o pesonagem principal do livro  no filme que não gostei da escalação dele para o papel e não consigo sequer associar ele com o personagem do livro.

Gosto dele no filme lá dos vampiros, ele funciona bem, assisti outro filme com ele e achei fraco demais como ator fora da aura vampiresca que ele atrai de certa forma rs.
Quando menos se espera o livro termina, e fiquei ali pensando...mas como assim terminou? Achei apenas que a autora a Sara Gruen deu um final do nada em 3 linhas para o rico personagem de 93 anos, como se tivesse que terminar logo a história, o que ficou em minha mente é que ela deu a deixa que ele com essa idade toda está por ai ainda viajando em um circo.

Recomendo a todos o livro, antes de verem o filme!

Cena do filme com a elefanta Rosie, imagem Uol Cinema


6 comentários:

  1. Ju,

    Bom, não comentarei sobre Robert Pattinson pois quando ele surgiu em Edward fiquei bem empolgada...haha Só comecei a ler a Saga depois que assisti o primeiro filme, então, conseqüentemente, sempre associei ele ao vampiro. rs

    Assisti ao filme Lembranças, com ele, e não gostei tanto, acho que para ele tirar um pouco a imagem do vampiro vai ser um tanto complicado. E concordo que ele não seja o rei da atuação, só quebra um galho...haha

    Já tinha vontade de ler este livro, e agora fiquei mais ainda. Mas terei um esquema super bacana para lê-lo, né? haha Feliz Demais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. JU......vi a propaganda do filme e agora com o seu resumo percebí que é o que queria ver e sentir..........mas vou ver o filme porque estou lendo dois outros livros que não consigo terminar,preciso de visual para voar um pouco.....bom final de semana proc.beijokas

    ResponderExcluir
  3. Li o livro há uns 2 anos, acho.. Gostei muito!! Não sei se assistirei o filme, porque ver Robert Pattinson no papel Jacob me desanima, viu...

    beijos e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Amiga,
    odeio histórias vampirescas, acho tao desaconselhável, jamais aconselharia certa leitura.

    Essa semana fiz "bodas" e ganhei um ebook reader - era tudo que queria! Estou me esbaldando em ler, vou procurar esse para baixar também!!

    Adoro ler a sinopse antes, e como você fez.

    ResponderExcluir
  5. Loira,

    já está no meu ebook header esse livro, baixei essa semana, logo vou começar a ler...

    Tirou umas férias? Nao postou mais, dê um sinalzinho de fumaça, tô com saudade!

    Beijo, espero esteja tudo bem!! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Amiga comprei o livro essa semana e irei começar a ler hj mesmo.
    Qnto ao Robert eu o adoro.
    Amei lembranças e achei q de nem de longe o Tyler lembra o Edward Cullen.
    Acho o Robert é um ótimo ator e qle ele ainda vai bombar muito.

    Mas o livro, pelo pouquinho q já li, 2 páginas, eu quero devorá-lo.
    E depois quero ver o filme.
    Gosto de ver as duas visões de uma mesma história.
    Bjks amiga.
    Saudades aos montes.

    ResponderExcluir

Olá! Tudo bem?
Obrigada pela sua visita e comentário! Fico muito contente!
Gostou do post? Espalhe por ai!