Repelente Caseiro contra a Dengue - Receita do Mais Você

Imagem Google

Aqui em Porto Seguro - BA estamos vivendo uma epidemia de casos de Dengue, tenho vários conhecidos com a doença, e todo ano é assim, ou seja vivemos com medo de pegar a Dengue, eu já tive, e tenho pavor de ter novamente, pois aqui a estrutura da saúde tanto particular ou pública não tem suporte adequado, falo como moradora que aqui está a 3 anos.

Até que ontem na reprise do Programa Mais Você no Canal Viva, foi veiculada uma matéria onde Ana Maria Braga ensinava uma receita de Repelente Caseiro juntamente com um médico. Bom aqui o preço do repelente quando você o acha para comprar está carissímo e dura poucas semanas em casa, pois a quantidade de mosquito que circula é grande, moro na orla e com o calor parecem que se multiplicam.

Assista a Passo a Passo para fazer um Repelente Caseiro com o Médico Dr Guilherme Furtado do Programa Mais Você, antes  o consultor-médico, dr. Guilherme levou o repelente caseiro para ser testado em um instituto de biologia. Acompanhe a receita do repelente caseiro e os resultados.



Repelente caseiro

- 500 ml (1/2 litro) de álcool líquido
- 10 gramas de cravo (1 pacotinho)
- 100 ml de óleo corporal


Misture o álcool e os cravos em um frasco fechado que não deixe a luz passar (que não seja transparente), isso não foi dito no programa, mas é importante que isso seja feito, farmacologicamente falando.


Deixe a solução descansando por quatro dias e, durante esses dias, agite duas vezes por dia, de manhã e à noite. Após esse período coe a solução, desprezando os cravos. Em seguida acrescente o óleo corporal e agite ligeiramente.

Como foi feito o teste com o repelente caseiro

Em um instituto de biologia o técnico analisou o produto preparado pela equipe do programa da seguinte forma.

O técnico colocou as mãos em um frasco contendo o mosquito da dengue (não portador da doença) e levou algumas picadas. Tirou a mão, passou a solução e colocou a mão novamente em contato com os mosquitos. Não houve picadas.
CONCLUSÃO dos profissionais:

O repelente caseiro apresentado pelo programa da Ana Maria Braga é eficaz contra qualquer tipo de mosquito, inclusive o da dengue (Aedes Aegypti). Contudo, é necessário que se faça mais testes para saber se esse repelente afastaria todos os mosquitos.

Dessa forma, a recomendação final do programa é que você use o repelente, mas reaplique com frequência, sobretudo após entrar na água e se suar muito praticando esporte ou caminhando.

Fonte da Receita Escrita - Saúde com Ciência

6 comentários:

  1. É... essa tal dengue assusta a gente a cada dia! É pavoroso, né?
    Mas bom saber q tem ainda alguma coisa a fazer (além do q todo mundo deveria!! rs). Quer dizer, é algo que dá pra fazer por mim e minha família se outras pessoas não colaboram na prevenção, certo?
    Boa dica!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Aqui também andou tendo uns surtos de dengue. Aqui em casa usamos repelente por conta disso e pq meu caçula é alérgico, então já viu.
    Gostei dessa receita caseira, vou testar.
    Beijos e obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,

    Ano passado o namorado, a irmã dele e a mãe pegaram dengue, não foi uma situação muito agradável. Desde esse acontecimento, andamos com mais medo de ter dengue.

    Gostei dessa receita de repelente, vou passar para eles e fazer aqui em casa. ;oD

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Essa dengue não só ataca aí em Porto Seguro não. Aqui em Fortaleza está uma peste. Faltando até atendimento nos hospitais. Está um horror! Que bom que descobriram uma coisa fácil e barata, né?
    Fora mosquito! :)
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Ju,essa receita me pareceu muito boa.Vou anotar a receitinha,pois dengue dá medo!

    Um beijooo

    ResponderExcluir
  6. Oi, querida! Excelente dica! Não costumo ter problemas para encontrar repelentes, mas eles costumam ser bem caros e, pessoalmente, não sou muito amiga dos "cheirinhos" deles. Agora, um perfuminho de cravo é tudo de bom.
    Vou experimentar.
    Beijocas

    ResponderExcluir

Olá! Tudo bem?
Obrigada pela sua visita e comentário! Fico muito contente!
Gostou do post? Espalhe por ai!